Integração Sensorial no TEA



Habilidades de integração sensorial


Dicas de como lidar com a hiperatividade infantil e outros problemas semelhantes.
Sensory Integration Skills
(Habilidades de Integração Sensorial)
Tradução: Luciene Codeço Coelho
is_01O processo sensorial ou integração sensorial, refere-se ao processo em que o cérebro registra, organiza e interpreta a informação, a partir dos nossos sistemas sensoriais (movimento, toque, visão, som, cheiro e gosto). Integração sensorial defeituosa, pode levar o indivíduo, à dificuldades no desenvolvimento emocional e social, na habilidade do cuidado de si próprio, na destreza com as brincadeiras e, também, dificuldade na realização de habilidades motoras, próprias do exercício das atividades comuns.
O sistema tátil ou senso do toque, é o maior sistema. Este sistema nos ajuda a identificar as propriedades dos objetos e nos dá informação do nosso meio ambiente. Consiste de duas áreas: sistema protetor e sistema discriminatório. O sistema protetor é responsável pelo corpo que se retira, automáticamente, ou se defende do toque quando percebido como um mal. O sistema discriminatório prevê informações relativas a tamanho, forma e textura dos objetos no meio ambiente. Atividades táteis nunca deverão ser impostas à força, a uma criança que evita ou teme o estímulo.
Atividades para estimular ou acalmar o sistema tátil:
* Brincar com texturas diferenciadas, como: areia, arroz, feijão, creme de barbear, pintura com os dedos, pudim, massa de modelar, argila, massa de vidraceiro, “gak”, grude, etc.
* Classificar objetos pela textura.
* Identificar objetos pela textura escondendo-os em um saco ou caixa.
* Modelar
* Esconder objetos de texturas variadas.


Comentários

  1. Blog muito interessante com dicas excelentes sobre a educação especial e inclusiva e a psicopedagogia

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